Connect with us

Economia

Transferências para famílias vulneráveis serão pagas por telemóvel

Redação

Published

on

Transferências monetárias destinadas a famílias angolanas vulneráveis, ao abrigo do programa Kwenda, vão poder ser pagas através de telemóvel a partir do próximo mês, disse nesta quarta-feira, 23, o director do Fundo de Apoio Social (FAS), Belarmino Jelembi.

Em declarações à Lusa à margem de um encontro com jornalistas, o responsável do FAS adiantou que está previsto distribuir inicialmente 3.000 telemóveis e fazer o arranque da iniciativa, em parceria com a operadora de telecomunicações Unitel, no Quiculungo (Cuanza Norte).

Os valores serão transferidos para a Unitel que, por sua vez, fará a transferência do valor para o telemóvel do beneficiário.

“Recebe um código e vai a um agente local da Unitel fazer o levantamento do dinheiro”, explicou Belarmino Jelembi, acrescentando que os telefones vão ser distribuídos gratuitamente.

O programa Kwenda, que está numa fase piloto, abrange para já cinco municípios e conta com 10.674 agregados familiares, dos quais 5.774 receberam já pagamentos

Até ao final de Dezembro, segundo Belarmino Jelembi, o Kwenda vai chegar a mais de 300 mil famílias e 15 municípios, que correspondem à “expansão” do programa, envolvendo 900 agentes de desenvolvimento comunitário.

Os pagamentos no valor de 8.500 kwanzas por mês, e por família, são pagos trimestralmente (25.500 kwanzas) e durante um ano.

O programa conta com um financiamento de USD 420 milhões, dos quais USD 320 milhões financiados pelo Banco Mundial, que se vai prolongar até 2023.

Segundo Belarmino Jelembi, o objectivo é implementar o programa em quatro dimensões: transferência monetárias, inclusão produtiva, municipalização da ação social e cadastro social único.

Por Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD