Connect with us

Sociedade

Trabalhar em excesso em um cargo estressante aumenta o risco de depressão

Published

on

Um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista científica New England Journal of Medicine aponta que quanto mais horas as pessoas trabalham, por semana, num cargo estressante, maior é o risco de depressão. Para o estudo, foram analisados 11 anos de dados relativos a 17 mil médicos, durante o primeiro ano de residência.

De acordo com os investigadores, as pessoas que trabalham 90 horas (ou mais), por semana, sentiram sintomas de depressão, três vezes mais acentuados, quando comparados com outros que apenas trabalham entre 40 a 45 horas, por semana.

Aqueles que trabalham mais horas tinham sintomas suficientes para serem diagnosticados com uma depressão moderada ou grave, acabando por também precisar de tratamento, aponta o estudo.

No geral, os investigadores reportaram um aumento médio dos sintomas em 1,8 pontos, numa escala padrão, entre aqueles que trabalham de 40 a 45 horas, número que variou até 5,2 pontos para aqueles que trabalham mais de 90 horas.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.