Connect with us

Politica

Trabalhadores da Despertar receiam “dias difíceis” após exoneração de Horácio dos Reis

Published

on

Com o regresso de Isaías Samakuva à presidência da UNITA, muitas movimentações têm sido feitas nos corredores do “galinheiro”. A mais recente informação que caiiu como uma “bomba” na Sovismo, foi a exoneração do então Conselho de Administração da Despertar liderado pelo seu Director geral, Horácio dos Reis, nomeados pelo então presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, destituído pelo Tribunal Constitucional, através do acórdão 700/202, que também invalidou o XIII Congresso, realizado em 2019.

Com a exoneração de Horácio dos Reis e o retorno do antigo Conselho de Administração da era Samakuva, funcionários de diversas áreas que compõem a emissora ligada ao partido UNITA, anteveem dias difíceis que, segundo alguns, voltarão a enfrentar as mesmas dificuldades do passado, que já haviam sido ultrapassadas na gestão de Horácio dos Reis.

Um dos funcionários, que preferiu falar em anonimato ao nosso jornal por temer represália, fez saber que o actual Conselho nomeado por Isaías Samakuva, “são os que desviavam os fundos da rádio e maltratavam os trabalhadores”.

“Acho que voltaremos aos velhos hábitos em que os gestores desviavam os bens e fundos da rádio”, lamentou.

Já um outro disse que com Horácio dos Reis “nós nunca tivemos problemas de atrasos de salários e, por sinal, conseguiu liquidar todas as dívidas que a actual direcção reposta deixava quando estes geriam a emissora”.

O Conselho de Administração nomeado por Isaías Samakuva toma posse, nesta sexta-feira, 29, e,  consecutivamente, retomam a gestão no mesmo dia.  Entretanto, Queirós Chiluvia, director-adjunto da emissora há 7 anos, apontado como “guardião” dos interesses da “ala” de Samakuva, passa a ser o novo director geral da Rádio Despertar.

Horácio dos Reis, antigo correspondente da Rádio Despertar em Benguela, foi empossado ao cargo de director-geral, a 26 de Maio do ano em curso, e exonerado nesta quarta-feira, 27.