Connect with us

Economia

Totsa e Glencor substituem empresa de Generais na importação de combustíveis

Published

on

As companhias Totsa Total Oil Trading e Glencor Energgy Uk Ltd foram seleccionadas para o fornecimento de combustíveis refinados ao país, com base num concurso público internacional lançado pela Sonangol em Janeiro último.

Em função do resultado do concurso, que contou com a participação de 20 companhias, a Totsa Total Oil trading passa a fornecer gasolina ao país, ao passo que a Glencore Energy Uk Ltd será responsável pela importação do gasóleo e gasóleo marinho.

Segundo uma nota de imprensa da Sonangol a que a Angop teve acesso, com os resultados alcançados no concurso, o país e a Sonangol beneficiarão de uma redução considerável nos montantes a despender com a importação de produtos refinados nos próximos 12 meses.

O concurso foi lançado no dia 17 de Janeiro de 2018, tendo sido convidadas 20 empresas, incluindo as que actualmente fornecem os respectivos produtos, para se garantir a necessária competitividade e eficiência em termos de resultados

Assim foram convidadas as companhias Adisandra, BB Energy,  Cepsa, ETS (ENI), Gemcorp, Gunvor, Mocoh, Repsol, Sodengol, TSG, AVIC International Beijing CO. LTD, BP, DT Refining, GALP, Glencore, Litasco, PRIO, Sococo, Totsa (TOTAL) e Vitol.

Posteriormente, foram seleccionadas as cinco melhores propostas por produto, nomeadamente gasolina, gasóleo e gasóleo de marinha, para a fase de clarificações e negociações, tendo sido excluídas as restantes.

Após a fase de clarificações e negociações foi efectuada uma avaliação de economicidade das propostas, que resultou na adjudicação de 3 (três) contratos aos dois fornecedores seleccionados.