Connect with us

Politica

Téte António e homóloga moçambicana apelam empresários a dinamizar comércio

Published

on

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou ontem, dia 23, em Maputo, da décima sessão da Comissão Mista de Cooperação Angola/Moçambique, tendo como agenda os assuntos bilaterais no quadro da Economia, Finanças, Comércio, Energia, Recursos Minerais, Petróleo, Obras Públicas, Ambiente, Agricultura e outros.

Durante o encontro presidido por Téte António e a sua homóloga moçambicana Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, as duas delegações fizeram um raio x sobre o cumprimento dos acordos já existentes, a situação actual da relação bilateral, identificaram novos caminhos para a melhoria da relação, e concluiram haver a necessidade de os empresários de ambos os países realizarem prospecções que permitam intensificar a ainda tímida trocas comerciais.

Actualmente, a troca comercial entre Angola e Moçambique não ultrapassa os 10,4 milhões de dólares, um número que fica aquém das expectativas dos dois parceiros.

No encontro, Téte António e Verónica Nataniel Macamo Dhlovo manifestaram também o interesse em ”fortalecer uma cooperação ambiciosa e frutuosa”, nomeadamente nos domínios da Defesa, Agricultura, Justiça e Assuntos Constitucionais, Transportes e Comunicações, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Mar e Recursos Marinhos, Saúde e Turismo, e reforço da Capacidade Institucional. E procederam a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde da República de Angola e o Ministério da Saúde da República de Moçambique, no domínio da Saúde.