Connect with us

Educação Financeira

Ter ar condicionado é luxo no século XXI em Angola e Moçambique?

Published

on

Lancei há algumas semanas o desafio de pensar até que ponto ter aparelho ou aparelhos de ar condicionado no seu lar é uma necessidade ou um luxo. Quem está habituado(a) e deixa de ter ar fresco por umas horas ou dias, dá o valor à vida que tem tido. Tanto em Angola como em Moçambique, o clima é quente na maior parte do tempo.

Certas zonas destes dois países, o calor é insuportável. Lembro-me, por exemplo, da província de Tête, em Moçambique. As temperaturas ultrapassam os 40 graus facilmente.

Este desafio fica mais bem preenchido com um inquérito e com respostas. Lancei o mesmo nas redes sociais e obtive 111 respostas, em três dias. As respostas são sempre anónimas e espera-se com elas uma fotografia da sua realidade.

Vou colocar de seguida as perguntas e as respostas em termos de percentagem.

1 – Na sua casa tem aparelhos de ar condicionado?
22% responderam que tinham 1 aparelho de ar condicionado. 22% que 2, 22% têm 3 e os 22% finais tem mais de 5 aparelhos.

2 – Se não tem aparelhos de ar condicionado, como se refrigera?
66,7% responderam que se refrigeram com janelas abertas. 33,3% responderam que o método é por via de ventoinhas.

3 – Qual é a capacidade dos seu aparelhos em média?
R: 66,7 % responderam que têm aparelhos de potência de 12 000 Btu. 33,3% com 18 000 Btu.

4 – A sua casa tem energia eléctrica:
66,7% tem energia eléctrica com o sistema pré-pago. 33,3% têm o sistema de pós-pago.

5 – Quanto paga de energia por mês em média em Angola?
Os inquiridos responderam de forma diversificada, com o leque desde Kz 2 000 a Kz 45 000 por mês. A média é de Kz 15 000.

6 – Só liga os aparelhos de ar condicionado quando está em casa ou mantém eles todo o dia ligados?
77,8% responderam que ligam os aparelhos ar condicionados quando estão em casa. 22,2% responderam que deixam os aparelhos ligados todo o dia.

7 – Se mantém os aparelhos de ar condicionado ligados todo o dia, por que o faz?
66,7% das respostas tem a justificação é por que há pessoas em casa durante o dia. 33,3% é fruto do hábito que as pessoas já têm.

8 – Considera que ter aparelhos de ar condicionado hoje em dia é luxo ou necessidade?
R: 81,8% das respostas declaram que ter “ac” é uma necessidade. 9,1% é luxo e 9,1% é algo que gostaria de ter.

De facto, ter aparelhos de ar condicionado é uma necessidade que hoje consideramos que é difícil deixar de ter. Contudo, considero que devo deixar alguns conselhos para quem:

1- Se tem o sistema pré-pago de energia, seja em Angola ou em Moçambique, tenha em atenção que os ferros de engomar, geleiras e os aparelhos de ar condicionado são os maiores “glutões” do seu stock de energia.

2- Use os mesmos no tempo em que está em casa.

3- Mande fazer manutenções de 3 em 3 meses. Aparelhos com revisões e manutenções preventivas faz que tenha melhor qualidade do ar e duram mais tempo. Manutenção por aparelho está em torno de Kz 5 000, sem carregamento de gás. Este item é outro valor adicional.

4- Entre manutenções pode levantar a tampa do vaporizador e tirar os 2 filtros que o aparelho e lave-os com água limpa abundante e volte a colocar no lugar.

5- Em lojas da especialidade pode também comprar um spray para higienizar e matar microrganismos, pulverizando uma vez por semana. Vai sentir a diferença na qualidade do ar.

6- Um aparelho de ar condicionado tem uma duração média de 5 anos.

7- A forma de saber qual é a potência adequada para um espaço é saber os m2 do espaço e dividir por 3. Com este exemplo, penso ser mais fácil compreender. Se tem um espaço que tem 30 m2, o aparelho que deve comprar é 9 000 Btu e assim sucessivamente.

8- Pode determinar o tempo em que o aparelho vai funcionar: 1 hora ou mais. Depende da sua necessidade.

9- Dirija as pás do vaporizador para onde precisa do ar fresco.

10- Quando começa a ter o vaporizador a pingar, ligue para os técnicos para reparar. Ter baldes, bacias a conter a água que cai, é uma medida que não deve durante mais do que um dia até à sua resolução.

Se pretende comprar um aparelho de ar condicionado, seja novo ou de ocasião, tenha em conta o espaço em termos de metros quadrados. Aparelhos novos custam hoje mais de Kz 200 000. Depende da potência e da marca. Aparelhos de ocasião são substancialmente mais baixos, mas é preciso ter um técnico da sua confiança para poder avaliar o estado de funcionamento do mesmo e a quantidade de gás.

Como se percebe, comprar e ter aparelhos de ar condicionado é uma necessidade, mas é muito caro na sua aquisição e na sua manutenção.

Bons ares frescos!

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Morais VILA

    19/01/2024 at 5:25 pm

    Actualmente ter um aparelho de Ar-condicionado é necessidade, deixou de ser luxo nos anos 2000 a 2001 para algumas classes de famílias. M.V

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *