Mundo
Tentativa frustrada de invadir complexo presidencial no Chade sob investigação
O ataque frustrado ao complexo presidencial do Chade, durante a noite desta quarta-feira, foi realizado por um grupo de duas dúzias de “indivíduos mal-intencionados” armados que foram neutralizados pelas forças de segurança, disse o promotor público na quinta-feira, embora os detalhes do incidente permaneçam obscuros.
Rajadas de tiros soaram perto do escritório do presidente na capital N’Djamena enquanto os militares bloqueavam as ruas ao redor. O governo disse mais tarde que havia frustrado uma tentativa de desestabilizar o país.
A invasão ocorre em um momento delicado para o Chade, que recentemente descartou um pacote da corporação em defesa com a França, parceira de longa data, que o tornou um importante aliado ocidental na luta contra militantes islâmicos na região do Sahel, na África Ocidental e Central.
De acordo com informações avançadas anteriormente, o ataque ocorreu quando o presidente chadiano Mahamat Deby Itno estava dentro do palácio, mas as autoridades disseram que a situação foi rapidamente controlada.
Entretanto, o Ministro das Relações Exteriores Abderaman Koulamallah descreveu os atacantes como desorganizados e intoxicados por álcool e drogas.