Connect with us

África

Tensão sobe em Moçambique. TAAG cancela voos para Maputo

Published

on

Situação tensa em Moçambique. A província de Nampula regista tumultos nalgumas regiões, desde o anúncio e proclamação dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional, na tarde desta segunda-feira, 23.

O clima de tensão levou, inclusive, a TAAG a suspender os voos entre Luanda e Maputo previstos para o dia 24 de Dezembro. Em causa, segundo comunicado da companhia aérea de bandeira angolana, está a necessidade de se garantir a segurança dos passageiros e tripulação.

O Constitucional confirmou Daniel Chapo Presidente e Frelimo com maioria absoluta no Parlamento.

Nampula é o maior círculo eleitoral do país, tendo eleito 48 deputados para a Assembleia da República. A Frelimo, no poder, terá 27 deputados, e ganhou a eleição de governador provincial.

Os manifestantes, que alegam que a decisão do Conselho Constitucional não foi justa por não respeitar a vontade popular expressa na votação, estão a destruir infraestruturas e viaturas públicas e privadas, e a colocar barricadas na via pública, principalmente na capital provincial.

Alguns postes de transporte de energia foram derrubados, resultando no corte da corrente nalguns bairros da cidade.

Além da capital provincial, foi reportado que manifestantes destruíram a casa do líder, no posto administrativo de Namialo, no distrito de Meconta.

O administrador de Meconta, que não confirmou o incidente, disse ser cedo para avançar qualquer informação.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD