Connect with us

Politica

Tensão na RDC: após conversa com Tshisekedi João Lourenço fala com Kagame

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, reservou esta quarta-feira, 24, para conversas telefónicas, inicialmente com o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e mais no fim do dia com o seu homólogo do Rwanda, Paul Kagame.

A tensão no Leste da RDC cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março do ano passado, dos combates entre o exército congolês e o Movimento 23 de Março (M23), segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado por Rwanda, país vizinho.

A deterioração do clima de segurança na região tem obrigado a uma intensificação dos esforços diplomáticos de João Lourenço, na condição de medianeiro. Vale recordar, que Angola preside a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence a RDC.

Sobre a conversa com Kagame, a Presidência informou apenas que “os dois Chefes de Estado abordaram questões bilaterais e regionais”.

Neste momento, os rebeldes do M23 controlam os territórios de Masisi e Rutshuru, no Kivu do Norte. Inclusive, as últimas eleições de Dezembro não foram realizadas nestes territórios.

Kinshasa acusa Kigali de financiar os conflitos na região, o que Kagame tem veementemente negado, num conflito que já vitimou centenas de pessoas e pelo menos 52 mil cidadãos foram deslocados.