Ligar-se a nós

Economia

Tensão EUA-China arrasta preço do petróleo ao menor nível dos últimos quatro anos

Publicado

em

O preço do petróleo ficou abaixo de USD 64 por barril nesta segunda-feira, 07, atingindo o menor nível em quatro anos, em meio ao agravamento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, o que elevou o temor de uma recessão global.

A informação, divulgada pela agência Reuters, é baseada em dados de negociação do Intercontinental Exchange de Londres.

O contrato futuro do Brent, referência em Angola, com entrega em Junho de 2025 recuou USD 2,28, sendo negociado a USD 63,30 por barril — nível mais baixo desde Abril de 2021. Já o petróleo WTI (West Texas Intermediate), referência nos Estados Unidos, caiu USD 2,20 e fechou a USD 59,79.

A queda prolonga as perdas da semana anterior, quando os preços já haviam desabado cerca de 7% na sexta-feira após retaliações da China à ofensiva tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na última quarta-feira, Trump intensificou a sua política proteccionista ao anunciar tarifas generalizadas sobre todos os parceiros comerciais dos EUA, incluindo a China, maior importadora mundial de petróleo. Apesar de a medida poupar tecnicamente os produtos energéticos, os mercados reagiram de forma imediata e negativa, precificando o risco de um choque recessivo na economia global.

A proposta do Orçamento Geral do Estado 2025 tem como base o preço do barril de petróleo fixado em 70 dólares norte-americanos, considerando uma produção petrolífera de 1098 barris por dia.

Com agências internacionais 

Continuar a ler
2 Comentários

1 Comentário

  1. Carls Libereist

    07/04/2025 em 5:26 pm

    O negocio das tarifas no entanto pode n ser uma jogada de genio mas comercial : Estas tarifas foram lançadas pra serem negociadas se n forem negociadas é mau se houver retaliação pior ainda entao este tipo Trump diz ok queres negociar não nos cobras tarifas esse valor das tarifas vao pros cofres do estado sem afetarem as empresas seja é um valor q ele quer pros cofres do estado se n for de um modo é doutro tudo depende das negociações por isso é q lançou as tarifas individuais pra cada lugar.O mundo não entende as jogads de um bilionário ele entrou a matar a medo é o primeiro passo ele assenta e ouve as críticas ah vamos retaliar é ignorante ainda não absorveu a medida Trump quer meter milhões e milhões nos cofres do estado ele tem que o fazer.Os anormais dos chineses raça inferior cairam.na jogada vao ter total recessão mas isso é o que Trump quer por a China na merda e consegue.Period.

  2. Pingback: Descida do preço do petróleo serve de alerta ao Executivo angolano, diz economista - Correio da Kianda - Notícias de Angola

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD