Mundo
Tempestades violentas nos EUA fazem 40 mortos
Nos Estados Unidos, pelo menos 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em tempestades violentas, tornados e incêndios florestais que atingiram o centro e o sul daquele país este fim-de-semana, disseram as autoridades locais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, na sua rede social Truth Social escreveu no domingo, que “estão a monitorizar de perto os tornados e as tempestades severas que atingiram muitos estados do sul e do centro-oeste”.
O estado do Missouri, onde foram registadas 12 mortes, foi o que mais sofreu com as baixas pressões, que deixaram um cenário de devastação, incluindo edifícios completamente destruídos, camiões capotados nas estradas e árvores arrancadas.
O governador do Missouri, Mike Kehoe, disse em comunicado, após visitar as áreas mais afectadas que “os danos são avassaladores”.
As mesmas cenas foram observadas em vários estados da região. Oito pessoas morreram no Kansas, na sequência de uma tempestade de areia, seis no Mississipi e quatro no Oklahoma, que foi atingido por vários incêndios, indicaram as autoridades locais.