Politica
“Temos uma rede de comunicação via satélite que está a unir as zonas mais remotas do país”
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que procedeu a abertura oficial da Semana Mundial do Espaço 2024, que decorre anualmente de 4 a 10 de Outubro, disse que a operacionalização do Programa Espacial Nacional, levou a definição de importantes pilares de desenvolvimento com vista ao progresso harmonioso do nosso país.
A data foi estabelecida pela ONU para celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Segundo Mário Oliveira, actualmente, Angola possui uma rede de comunicação via satélite que beneficia, por via do programa Conecta Angola, os pontos mais remotos do país.
“Na vertente ligada à comunicação, actualmente temos uma rede de comunicação via satélite que procura unir por intermédio do Conecta Angola, os pontos mais remotos do país onde nunca houve comunicação, e temos um Programa de Observação da Terra que tem permitido desenvolver produtos que contribuem para a criação de uma economia digital forte, nos mais diferentes sectores económicos”, disse.
Mário Oliveira, garantiu que desde o arranque do Conecta Angola: serviço suportado pelo Angosat-2, permitiu a ligação de cerca de trezentas mil pessoas, em 17 localidades de 13 províncias, facilitando assim os serviços nas administrações públicas comunais.
“Desde o seu arranque, o Projecto Conecta Angola, que utiliza os recursos do satélite ANGOSAT-2, permitiu a ligação a cerca de 300 mil pessoas em 17 localidades de 13 províncias, facilitando serviços nas Administrações Públicas Comunais e apoiando a educação em áreas que anteriormente não tinham acesso aos serviços de Internet e telefonia”, avançou.
Este ano, a Semana Mundial do Espaço tem como lema “O Espaço e as Mudanças Climáticas”, um convite às nações para apresentarem ao mundo e a seus cidadãos como o uso da tecnologia espacial tem contribuído para fazer frente a esta problemática.
Segundo Rafael Lucas da ONG Minuto Verde as reflexões que vão até 10 deste mês vão oferecer uma perspectiva crucial para enfrentar a crise ambiente global.
O ambientalista Rafael destaca o monitoramento climático da terra pelo satélite como um dos contributos mais significativos do sector espacial.
Ouça as declarações no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda, às 19 horas.
“Semana Mundial do Espaço oferece perspectiva crucial para enfrentar a crise ambiental”