Mundo
“Temos fome em África”, diz Presidente do Parlamento Pan-Africano
Terminou esta sexta-feira a reunião do Parlamento Pan-Africano, que analisou em Midrand, África do Sul, questões relacionadas com a situação da paz e segurança em África e o impacto na integração continental e no desenvolvimento económico, bem como o estado da integração na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os desafios das mudanças inconstitucionais de governos na região.
Sobre a Insegurança alimentar e energética, o Presidente do Parlamento Pan-Africano, Fortune Charumbira, disse que “temos fome em África, num continente que todos recursos que favorecem a África, mas, os africanos não conseguem alavancar este potencial”.
Já, a vice-Presidente do parlamento Pan-Africano, Lúcia dos Passos, defendeu que os estados membros ratifiquem todos os instrumentos jurídicos pendentes, como o protocolo de Malabo, com vista a permitir a aquele órgão apreciar os documentos e aprovar o orçamento do parlamento.
A criação de sistemas educativos resilientes para um melhor acesso a uma aprendizagem inclusiva, sustentável, de qualidade e adequada em África, foi um dos temas debatidos durante o certame.
A delegação parlamentar angolana foi chefiada pelo deputado Manuel Augusto e integrada por Arlete Borges, Maria Escovalo, Adalberto Costa Júnior e Abel Chivukuvuku.