Lifestyle
Tem problemas de tiroide? Eis os alimentos que vão ajudá-la!
O híper ou hipotiroidismo é um problema que afecta muitas pessoas, essencialmente mulheres. Mas afinal, o que significam estes termos? De forma simplificada, podemos dizer que quem tem hipertiroidismo tem uma disfunção na glândula da tiróide que causa uma produção excessiva de hormonas. Digamos que a glândula é hiperactiva e que isso se traduz em sintomas como a perda de peso repentina, ansiedade, tremor nas mãos, sudorese, alterações na menstruação, intolerância ao calor, taquicardia, aumento de apetite, fadiga e fraqueza muscular, insónias, queda de cabelo, entre outros.
Hipotiroidismo, por sua vez, significa que a glândula da tiróide não produz hormonas suficientes para o normal funcionamento do organismo, o que acaba por afectar todos os órgãos, que tendem a funcionar a um ritmo mais lento. Os sintomas mais comuns são o aumento de peso, inchaço, cansaço, queda de cabelo e fragilidade das unhas.
Além da medicação adequada em ambos os casos, as pessoas afectadas por este mau funcionamento da tiróide devem ter especial atenção com a alimentação. Deixamos aqui alguns alimentos onde pode encontrar os nutrientes fundamentais à regulação da tiróide.
– Iodo: frutos do mar, algas, camarão e ovo;
– Zinco: sementes de abóbora, feijão, amêndoa, amendoim, carne e ostras;
– Selénio: farinha de trigo, pão e ovo;
– Ómega 3: linhaça, abacate, peixes ricos em gorduras, como o salmão, sardinha e atum.