Connect with us

Educação Financeira

Tem o sistema pré-pago na sua casa? Como pode poupar?

Published

on

Arrendou uma casa, vive numa casa de uma centralidade e tem o sistema eléctrico na sua residência com pré-pagamento na ENDE?

É muito comum que ainda assim seja, porque o normal e o desejável é que assim seja em contramão com o sistema “antigo” de pós-pago. O sistema pós-pago ainda se encontra em muitas casas, pois o processo de passagem de pós para pré-pago tem a ver com a instalação de contadores e estes ao sistema de distribuição à rede eléctrica de baixã tensão de 200 a 220 volts.

O sistema pré-pago é aquele em que os consumidores de energia eléctrica devem pagar previamente para ter “luz”.

Pode comprar essa energia na ENDE – Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ex EDEL – Empresa de Distribuição de Energia de Luanda) aos seus balcões, inúmeros agentes de venda de “recargas” de energia, via ATM, via Multicaixa Express e aplicações de bancos nos telefones inteligentes.

Geralmente, as facturas pós-pago para uma residência comum é no valor de Kz 10 000,00. Os pagamentos de pré-pago variam de acordo com o consumo de cada casa. O que faz mais gastar a energia é o que gera calor: ferro de engomar, microondas, fogões eléctricos, jarras eléctricas, etc. Por outro lado e a seguir tem a ver com aquilo que faz refrigerar e carece de força motora: os aparelhos de ar condicionado e os frigoríficos ou geleiras.

Quanto mais tempo estiverem ligados e a potência indicada para funcionar a cada momento, gasta mais ou menos energia. Assim, venho trazer aqui alguns conselhos para o valor da energia comprada dure mais tempo. A saber:

1- Quando sai de casa, tenha a devida atenção a aparelhos que fazem calor, ou mesmo dentro de casa, verifique se para atender a porta de casa, o telefone, desligou o ferro de engomar, até por questões da sua segurança e do lar.
2- Precisa realmente de ter os aparelhos de ar condicionado (os ac) ligados todo o dia para chegar a casa e ter uma “Rússia” na mesma?
3- Pode aquecer comida no fogão a gás butano. Uma garrafa de gás custa Kz 1 200,00 e dura muito!
4- Muita luz acesa, é necessária? A luz solar é bem boa até para ver a cor da roupa bem, por exemplo! Deixe a claridade entrar na sua casa. A luz do Sol é gratuita.
5- Compre lâmpadas económicas. A sua carteira agradece e o ambiente também.
6- Ensine as suas crianças desde muito cedo a poupar. Verá a diferença no presente e, principalmente, no futuro.
7- Desligue as luzes quando sai de um compartimento para outro. Ensine os petizes a fazer o mesmo.
8- Desligue os aparelhos no botão, como televisões, aparelhos de leitores de DVD, consolas, etc. Mesmo em stand-by, os aparelhos sempre consomem energia.
9- Compre, se possível, um estabilizador de picos de corrente, para que a energia que entra na sua casa não tenha mais de 220 volts.
10- Por último e não menos importante, consulte frequentemente o saldo da sua energia para evitar surpresas desagradáveis naquelas horas em que precisa de mais energia.

Tenha sempre boa energia com boas energias no seu lar.

Até para a semana com mais um artigo de inteligência e de educação financeira.