Sociedade
Técnicos da ENDE-Benguela detidos no Bié
Uma equipa técnica da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade de Benguela foi detida no Município de Camacupa, no Bié, quando tentavam remover um transformador da Central Térmica daquele município da província que detém o ponto geodésico do país.
Foi no passado dia 22 de Dezembro do corrente ano, que uma equipa técnica da ENDE-Benguela foi detida no Município de Camacupa, província do Bié, para onde se deslocara para remover um transformador de 1.250 KVa’s, que se encontrava paralisada na central Térmica daquele município bieno, e levá-lo para o Cubal, interior de Benguela, onde se pretende instalar e resolver os problemas de energia eléctrica que a população local vive.
Além dos técnicos detidos, o camião grua levado a propósito também foi retido pelas autoridades bienas.
Numa carta, da Direcção de Exploração e Manutenção de Alta e Média Tensão da região Centro da ENDE, a que o Correio da Kianda teve acesso, aquela empresa pública pede, através do seu Director Gélson Pinto, que os técnicos e o meio tecnológico sejam restituídos à liberdade.
Na carta dirigida ao Conselheiro Procurador-Geral da República na província do Bié, a ENDE esclarece que a “equipa de apoio do governo provincial de Benguela, assim como o meio rolante foram detidos no decorrer da actividade de remoção do transformador de potência” da Central Térmica “por orientação do governo provincial do Bié”.
A ENDE-Benguela esclarece ainda que a região centro da ENDE é responsável pelo fornecimento regular e com qualidade da energia eléctrica na região centro do país, abrangendo as províncias de Benguela, Huambo, Cuanza Sul e Bié, bem como aos seus parceiros de negócios.
“A Central Térmica de Camacupa, assim como todos os seus equipamentos electromecánicos que encontram (SIC) ainda lá instalados são activos e propriedades da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade ENDE-EP, sendo que cabe a mesma gerir, explorar e remaneja-la nas localidades ao nível do país e em particular na região centro onde se verificar a sua utilização e necessidade”, lê-se.
Adicionalmente, o documento salienta que o município de Camacupa é alimentado pela central hidrotérmica da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), reinaugurada em 2023 pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Entretanto, o Correio da Kianda contactou os Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa do ministério de tutela, em Luanda, bem como da ENDE no Bié, que prometeram pronunciar-se em momento oportuno.
Evaristo Luamba
01/01/2025 at 2:25 pm
Acredito que é um erro ou falha de comunicação.
Quem não comunica, se complica