Desporto
Técnico Patrice Beaumelle procura somar resultado positivo diante dos Camarões
A selecção nacional de futebol, os Palancas Negras, entra hoje, 13, em campo diante dos Leões Indomáveis dos Camarões, em Yaoundé, no encerramento da fase de qualificação africana ao Mundial FIFA 2026.
O desafio marca o segundo teste oficial do técnico Patrice Beaumelle no comando da equipa angolana, que procura somar um resultado positivo após o empate (2-2) diante do Eswatini, na passada quarta-feira, 8.
O comentador desportivo, João Victor, disse à Rádio Correio da Kianda que o técnico francês, terá uma missão forte e corajosa, no sector mais recuado dos Palancas Negras, o defensivo, por conta do nível de erros que classifica como inadmissíveis cometidos durante o jogo frente ao Eswatini, terminado empatado a duas bolas.
João Victor defende por isso, um maior trabalho táctico com os jogadores do sector identificado, para que a selecção nacional não venha a claudicar em momentos decisivos dos jogos que Angola tem pela frente, sobretudo na fase final do CAN dos Marrocos.
“O primeiro golo do Eswatini foi praticamente resultado de uma distracção da defensiva angolana, e o nível de jogadores como Jonatan Buatu e David Carmo, erros como aqueles são inadmissíveis” frisou o comentador.
A partida diante do Eswatini marcou a estreia do técnico francês Patrice Beaumelle no comando da equipa angolana, que apresentou boa circulação de bola e domínio territorial, mas voltou a evidenciar ineficiência ofensiva nas jogadas de finalização.
Beaumelle apostou numa equipa com mistura de juventude e experiência, dando minutos a jogadores que actuam no campeonato nacional e em ligas estrangeiras. Apesar das várias oportunidades criadas, o golo teimou em não aparecer no primeiro tempo.
Na tabela classificativa do grupo D, Cabo Verde é o líder com 20 pontos, seguido dos Camarões com 18 e Líbia com 15 pontos. Angola é o quarto colocado com 11 pontos, seguido das Ilhas Maurícias com 5 e por último Eswatini com 3 pontos.
O continente africano já conhece cinco das suas representantes no Mundial FIFA 2026. Marrocos, Tunísia, Egipto, Argélia e Gana. Estas seleções confirmaram o favoritismo ao longo das eliminatórias e asseguraram o apuramento directo, juntando-se às potências mundiais que marcarão presença na próxima edição da competição, a disputar-se nos Estados Unidos, Canadá e México.