Connect with us

Sociedade

TCUL: sindicalista denuncia cárcere privado de trabalhador na empresa

Published

on

O primeiro Secretário da Comissão Sindical da CGSIL na TCUL, Domingos Epalanga, denunciou, nesta quarta-feira, 03 de Novembro de 2021, em Assembleia Geral Ordinária de trabalhadores, a direcção da empresa, de manter em carcer privado nas suas instalações o segundo Secretário da Comissão Sindical da CGSILA, Costa Domingos Adão.

Entre as denúncias, o Primeiro Secretário da Comissão Sindical da CGSIL na TCUL apontou “o comportamento atentatório, à pauta deontológica dos serviços públicos, perpetrados pelo novo presidente do conselho de Administração da TCUL”, a obstrução do livre exercício da actividade sindical, “bem como a perseguição selectiva” de trabalhadores filiados a comissão sindical.

Outra denúncia saída da assembleia é o repúdio sobre o cárcere privado que terá sido mantido ao segundo secretário da Comissão Sindical da CGSILA na TCUL, Costa Domingos Adão, sem no entanto ter avançado as razões nem as circunstâncias.

Domingos Epalanga denuncia ainda a existência, na empresa, de processos de fim de contrato, que considera ilegal, injusto e de má fé, que segundo fez saber, está a decorrer na TCUL, e pede que se acabe “imediatamente” com os processos disciplinar ilícitos e irresponsáveis, que, de acordo com o sindicalista, também estão em curso.

Face a estas situações, a assembleia Geral Ordinária de Trabalhadores alerta, para breve, a possibilidade de ocorrências de novas ondas de protestos e reinvindicações contra o conjunto de violações de direitos de trabalhadores que os funcionários da TCUL têm vindo a ser submetidos.

A Assembleia Geral Ordinária de Trabalhadores filiados a Comissão Sindical da CGSILA na TCUL acontece cerca de dois meses depois de ter sido nomeado um novo conselho de Administração.

O Conselho Sindical de Trabalhadores realizou nesta quarta-feira em Luanda, uma declaração à Imprensa, em que Domingos Epalanga, denuncia que os trabalhadores continuam a sofrer perseguições e represarias por terem participado em Abril deste ano, de uma greve geral que durou cerca de cinco dias. contactada, a TCUL promete pronunciar-se nesta quinta-feira, as 10h em conferência de imprensa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (30)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (23)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania