Connect with us

Politica

Tchizé acusa João Lourenço de criar um regime repressivo

Published

on

A ex-deputada do MPLA Welwitschea ‘Tchizé’ dos Santos, filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, reagiu a uma publicação nas redes sociais fazendo duras críticas ao actual chefe de Estado, João Lourenço, acusando-no de não “saber dialogar, fazer alianças nem honrar a sua própria palavra”.

A publicação, que mereceu atenção da empresária, falava sobre uma possível retaliação do actual Presidente da República, João Lourenço, ao seu sucessor José Eduardo dos Santos, por este supostamente ter lhe “afastado do MPLA em 2002”. Declaração que para a filha do ex-presidente são falsas, porque João Lourenço sempre foi do Bureau Político, desde 2002.

“Desde os 30 anos que João Lourenço foi membro do Bureau Político, ininterruptamente, até hoje. Tipo MPLA era herança do pai dele”, disse e continuou: “já que nenhum dos filhos de sangue de José Eduardo dos Santos, foi membro Bureau Político na história de Angola, mas João Lourenço”.

Tchizé acrescenta que João Lourenço, nunca foi afastado da estrutura máxima do MPLA e exerceu varias funções de decisão como: secretário geral do MPLA e vice presidente da Assembleia Nacional, coisa que a filha deputada de José Eduardo dos Santos nunca foi.

Tchizé dos Santos acusou ainda o Presidente da República, João Lourenço, de estar a criar um “regime repressivo” e de “caça às bruxas”, por não “ter competência e procura provar a todo custo ser melhor do que ex-governante”.

“João Lourenço está a vingar-se de José Eduardo dos Santos, por este, ter lhe dado demasiado poder sem ele ter competência e hoje João Lourenço acha que tem que provar ser melhor do que José Eduardo dos Santos”, disse e acrescentou que João Lourenço sempre teve “maior protecção e projecção política do que José Eduardo dos Santos, do que qualquer um dos seus filhos e hoje vê-se que sem ter talento nem mérito para tal então está vingar-se”.

Segundo a empresária, João Lourenço persegue até amigos que “sempre estiveram ao seu lado nos momentos difíceis e tenta destruir quem tudo lhe deu de mão beijada e sem mérito, julgando pela forma desastrosa como está a dividir o MPLA e Angola”, atacou.

Recorda-se que o actual Presidente da República, João Lourenço, já exerceu várias funções no partido do MPLA, sob liderança do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

Integra o Comité Central do MPLA, desde 1985, é membro do seu Bureau Político desde 1990 e, na sequência do VII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em 2016, foi eleito Vice-Presidente do MPLA. Anteriormente, já tinha desempenhado as funções de 1º Secretário do Bureau Político e também Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação e para a Esfera Económica e Social”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (17)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania