Connect with us

Sociedade

Taxistas autorizados a lotação máxima dos veículos

Published

on

Os taxistas foram autorizados, esta sexta-feira, pelo governo, a lotação máxima dos veículos a partir de sábado, 8, para garantir a mobilidade da população.

A medida surge depois de uma reunião entre os membros da Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate à Pandemia da Covid-19 e os representantes das associações dos taxistas angolanos.

O governo havia determinado a lotação, apenas a 50 por cento dos transportes públicos e privados colectivos, como uma das medidas para combater à propagação da Covid-19.

No entanto, os taxistas alegavam estarem a ser penalizados pelas autoridades em relação aos outros operadores do sector, mesmo apesar de o novo Decreto (em vigor desde 24 de Dezembro de 2021) impor um máximo de 50 por cento da capacidade dos transportes colectivos urbanos, interurbanos e inter-provinciais de passageiros.

Falando à imprensa no final da reunião, o coordenador da comissão, Francisco Pereira Furtado, adiantou que se trata de uma resposta do Executivo ao clamor da população que se debatia há alguns dias com dificuldades de locomoção em função da redução da lotação dos transportes de serviço de táxi.

Francisco Pereira Furtado alertou, no entanto, para a necessidade de os taxistas serem rigorosos no cumprimento das medidas de biossegurança, usando as máscaras e o álcool gel.

Com esta medida, os taxistas suspendem a paralisação que havia sido agendada para a partir de segunda-feira, 10, manifestando o cumprimento das medidas do Executivo.

Nos últimos dias é notório a concentração de cidadãos nas paragens de táxi, que encontravam dificuldades para se deslocarem devido a exiguidade de transportes.