Ligar-se a nós

Sociedade

Taxistas anunciam paralisação de serviços em Luanda contra actuação do SIC

Publicado

em

Em comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso, os taxistas afectos à Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA) informam que pretendem paralisar os serviços de táxis em Luanda, nos dias 1, 2 e 3 de Março.

A paralisação dos taxistas deve-se “a discriminação no que se refere ao cumprimento do decreto presidencial sobre a lotação a 75%, deixando os transportes públicos e ainda subvencionados pelo Estado, impunes na violação da referida Lei”, lê-se na nota.

No comunicado, os homens do azul e branco, informam que também irão protestar contra o excessos na actuação de alguns agentes do SIC contra os taxistas.

Os também candongueiros lamentam o mau estado das vias ex-Congolenses, Bairro Operário, Vila de Viana sentido – Zango, hospital do Sono, Cacuaco (Kikolo – Paraíso – Cerâmica), e entendem que os taxistas têm sido excluídos nas políticas públicas de habitação e microcréditos para juventude.

A ANATA diz em comunicado que a paralisação é uma manifestação de último rácio, depois de se ter quase esgotados todos os passos dados às autoridades no sentido de se resolver os pontos do caderno reivindicativo.

Assim sendo, após ouvir-se outras associações e cooperativas de taxistas, os profissionais concluíram que farão a paralisação dos serviços de táxi em toda província de Luanda de 1 à 3 de Março. De acordo com o documento divulgado neste  domingo, a paralisação é abrangente a todos tipos de táxis ocasionais (hiaces, mini-autocarros, turismos, gira-bairros, carrinhas, etc) não importa a cor nem característica do carro.

A associação apela aos associados que durante a paralisação todos os taxistas devem manter os veículos em casa, ou nas placas das suas staffs, ou no parque com dísticos a informar os motivos da mesma.

Na mesma nota, a ANATA agradece e reconhece a disponibilidade do Ministério dos Transportes, do Instituto dos Transportes Rodoviários (INTR), o Gabinete de Tráfego e Mobilidade de Luanda (GPTTMU), o comando provincial e a Unidade de Trânsito de Luanda, quando se trata de problemas de sua competência.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD