Connect with us

Sociedade

Taxistas analisam problemática das rotas e especulação de preços

Published

on

A Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA) vai promover esta sexta-feira, 22, uma conferência para analisar a “Situação económica e social dos taxistas no período 2014-2024″.

De acordo com a nota que o Correio da Kianda teve acesso, a ANATA afirma que na qualidade de representantes legal dos operadores da actividade de táxi no país, vai promover, na Mediateca do Zé Du (Cazenga), uma mega conferência de imprensa.

Dentre os assuntos, serão abordados “a retirada da subvenção dos combustíveis e a problemática das rotas e a especulação de preços”, ressalta a nota.

Com a retirada total da subvenção ao preço da gasolina, expressa em Decreto Presidencial tornado público no dia 07 de Março, o preço do produto poderá atingir os 572 kwanzas, já a partir do final de Abril de 2024.

Em Junho de 2023, o Governo anunciou o ajuste do preço da gasolina após a retirada de 50% da subvenção a este combustível, que passou de 160 para 300 kwanzas, por litro. A nova tabela, que não abrangia até então, os táxis, mototáxis e embarcações de pesca artesanal, entrou em vigor no dia 02 daquele mês.

O Decreto ora divulgado suspende o plafond dos cartões de subsídios até ao dia 30 de Abril de 2024, bem como a subvenção total a gasolina, sendo que a previsão é que a remoção parcial e progressiva do subsídio dos preços do gasóleo e petróleo Iluminante ocorra até 2025.

Desde então, as associações de taxistas têm se debatido tentando encontrar formas para segurar a subida do preço da corrida, com a ANATA a defender que o novo preço seja calculado de acordo com a rota.

Novo preço da corrida poderá ser calculado de acordo com rota – ANATA