Sociedade
“Taxa de mortalidade nos hospitais aumentou substancialmente”, diz sindicalista
“O país registou uma redução da taxa de mortalidade por malária, passando de 35 mortes por 100.000 habitantes, em 2022, para 20 mortes por 100.000 habitantes no primeiro semestre deste ano”. Os dados foram apresentados pelo Presidente da República durante o discurso dirigido à Nação, esta terça-feira, 15.
Em reacção, o Presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, disse que estes dados não correspondem com a realidade que o país vive.
Adriano Manuel avança que, a taxa de mortalidade nos hospitais aumentou substancialmente, devido a fuga de quadros especialistas nas instituições de saúde, tendo apontado a média de morte diária de 3 a cinco por dia em quase todos os hospitais dos país podendo variar em época chuvosa.
O Presidente da República disse ainda que houve redução dos óbitos por desnutrição e aumento em 70% a taxa de sucesso no tratamento da tuberculose, informação contrariada pelo especialista. que fez saber que mais de duas mil crianças morreram por má nutrição em 2023.
Continue Reading