Mundo
Tanzânia: Tribunal proíbe transmissão de julgamento do líder da oposição
Um tribunal de Dar es Salaam proibiu na segunda-feira a media de transmitir ao vivo o julgamento do principal líder da oposição da Tanzânia, Tundu Lissu, que é acusado de traição.
O magistrado residente principal, Franco Kiswaga disse que a proibição foi implementada para proteger as identidades das testemunhas civis.
Em Abril, Lissu foi preso após um discurso que, segundo os promotores, pediu ao público que interrompesse as eleições presidenciais e legislativas marcadas para Outubro. Se condenado, o político pode enfrentar a pena de morte.
Lissu condenou a decisão de manter o julgamento a portas fechadas, dizendo que a proibição permitiria que o tribunal operasse na “escuridão” e impediria que seus apoiantes acompanhassem o caso, “A justiça deve ser feita e ser vista como feita”, disse ele.
Lissu é o líder do maior partido de oposição da Tanzânia, CHADEMA, que foi proibido de participar das eleições gerais em Outubro depois de exigir mudanças em um processo eleitoral que, segundo ele, favorece o partido no poder.