Ligar-se a nós

África

Tanzânia: oposição rejeita vitória da presidente nas eleições marcadas por protestos violentos

Publicado

em

O principal partido de oposição da Tanzânia rejeitou a vitória esmagadora da presidente Samia Suluhu Hassan em eleições que foram marcadas por protestos mortais. De acordo com a imprensa local, o partido Chadema, que foi impedido de participar da votação, descreveu os resultados como “completamente fabricados”.

Aquela força política na oposição alega ainda que o processo não foi uma “eleição genuína”.

Referir que dados apontam que Samia Hassan venceu a disputada eleição do país com mais de 97% dos votos, de acordo com os resultados oficiais anunciados no início do sábado.

Entretanto, os manifestantes irritados com a exclusão dos dois principais adversários do presidente, e o que grupos de direitos humanos disseram ser a prisão e sequestros de opositores, entraram em confronto com as forças de segurança por dias.

Aceitando o certificado de vencedor em Dodoma, a presidente Hassan criticou os manifestantes, descrevendo-os como “inaceitáveis, incivilizados e antipatrióticos”.

“Esta eleição foi um teste, não apenas da popularidade dos manifestos e da agenda de desenvolvimento dos partidos políticos, mas também da maturidade da democracia do país”, disse.

Enquanto, o Chadema descreveu as manifestações como prova de que os tanzanianos rejeitam o resultado da votação falha.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD