Connect with us

TRANSPORTES

TAAG vai operar seis aviões AIRBUS A220-300 em regime de aluguer

Published

on

A TAAG, linhas Aéreas de Angola vai reforçar a sua frota com seis novas aeronaves AIRBUS A220-300 que será cedido em regime de aluguer pela Air Lease Corporation (ALC) a partir de 2023.

As referidas aeronaves têm uma capacidade total de transportar 142 Passageiros, dos quais 130 na Classe económica e 12 classe executiva. A sua autonomia é de 7 a 8 horas de voo, e pode transportar até 28 m3 de volume de carga.

A medida vem surge do contrato celebrado entre as duas companhias nesta segunda-feira, 18, para fazer uso das aeronaves encomendadas pela ALC à construtora AIBUS. Das seis aeronaves encomendadas pela ALC cinco será rececionadas entre Janeiro e Julho de 2023 e está enquadrado no plano de crescimento da frota da TAAG, que pela primeira vez aposta numa estratégia «multimarca» ao incorporar a Airbus na sua operação, através de um modelo de investimento ágil e financeiramente sustentável para o contexto da companhia, como é o formato de lease agreement.

Os modelos Airbus A220-300 são aeronaves de última geração em matéria de eficiência e consumos médios, e com esta operação a TAAG prevê uma poupança na ordem dos 30% em custos de combustíveis – quando comparado aos modelos existentes Boeing 737 em rotas de longo curso – e uma redução do custo de operação em 20% a nível global.

Este acordo entre a TAAG e a ALC foi firmado no decorrer do Farnborough International Airshow 2022, um dos maiores eventos no mundo relacionado com a aviação, numa cerimónia simbólica facilitada pela Airbus, no seu stand de exposição.

Realçar que este compromisso resulta de uma negociação directa, liderada pela nova administração da TAAG, um sinal claro da credibilidade internacional da companhia junto de stakeholders de primeira linha como a Airbus (a maior construtora da Europa) e a Air Lease Corporation uma entidade com sede nos EUA especializada em lease de aviões com mais de 100 clientes distribuídos por mais de 60 países no mundo.

“Iniciamos hoje uma parceria com a ALC que nos permite reforçar a nossa frota com seis novos Airbus A-220-300. Este é um acordo histórico e muito significativo para a TAAG, pois estamos a iniciar uma nova era e a projectar a nova visão para a nossa companhia de bandeira nacional. A TAAG rompe com o passado, mostra a sua vivacidade ao mercado e procura alcançar maior performance, numa jornada para se tornar uma referência em África”, disse o CEO da TAAG, Eduardo Fairen.

O contrato assinado prevé que as aeronaves Airbus A220- 300 sejam pilotadas por quadros angolanos, bem como a gestão da manutenção será feita por equipas locais, enquadrado no processo da angolanização e transferência de know-how.

O A220 está idealmente posicionado para atender às necessidades do mercado, tanto em termos de tamanho quanto com as suas características únicas de produto. O A220 oferece conforto inigualável na categoria Single-Aisle e para além disso a mais alta capacidade de bagagem e carga, o que aumentará significativamente o nível de serviço fornecido pela TAAG.

A versatilidade do A220 confere à TAAG uma flexibilidade única para cobrir todo o mercado intra-africano, permitindo ao mesmo tempo a expansão para os demais mercados intercontinentais com uma elevada eficiência.

Sobre a TAAG

TAAG – Angola Airlines – foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, cidade capital. Por mais de 80 anos a TAAG tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas e internacionais. A TAAG é uma companhia líder do mercado de a viação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando actualmente 14 destinos domésticos e 12 destinos internacionais.

Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente transporte de carga um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local. A TAAG tem um profundo orgulho na sua história, serviço e foco na melhoria contínua.

Colunistas