Ligar-se a nós

Economia

TAAG adquire três aeronaves boeings por 110 milhões de dólares

Publicado

em

110 milhões de USD é o montante autorizado pelo Presidente da República, como garantia soberana para a TAAG sinalizar compra de três Boeing 787.

A TAAG, companhia aérea nacional, vai adquirir três aeronaves Boeing 787 para reforçar a sua frota. A sinalização da compra exige que sejam desembolsados 150 milhões de dólares através de um empréstimo junto do consórcio entre a Afreximbank – African Export Import Bank e o Banco Absa. Para tanto, foi necessário o Presidente da República autorizar uma garantia soberana, no valor de 110 milhões de dólares.

Os três novos aviões da Boeing, do modelo White Tail Dreamline, serão adquiridos para capacitar a companhia de bandeira nacional de meios necessários para o seu funcionamento, assim como a estratégia do executivo angolano em tornar o país num hub regional, promovendo a diversificação da economia.

Lê-se no documento que o Correio da Kianda teve acesso, que o Presidente delega no titular do departamento ministerial responsavél pelas finanças públicas os poderes, com a faculdade de subdelegar, para assinar esta garantia soberana até ao limite de 110 milhões de dólares, bem como toda a documentação conexa, em nome e representação de Angola.

A emissão da garantia soberana, levará a TAAG a pagar uma taxa correspondente a 1% do valor da garantia de financiamento, nos termos do artigo 39 do regulamento da emissão e gestão da dívida pública, aprovado por Decreto Presidencial.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD