Sociedade
Surto dermatite mata mais de 800 cabeças de gado bovino no Cunene
O surto da dermatite nodular bovina na província do Cunene, cidade de Ondjiva matou mais de 800 cabeças de gado bovino desde Fevereiro último até à presente data, dados avançados pelo chefe do Serviço Provincial de Veterinária, Cláudio Simão.
Maior parte das mortes dessa população bovina foi registada nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cahama, Naulila, comuna de Ombala yo Mungo e no marco fronteiriço 12,5. De acordo com gestor que falava à ANGOP.
As amostras laboratoriais de sangue e do tecido cutâneo foram enviadas ao Laboratório Central de Veterinária de Windhoek (Namíbia) onde foi possível a confirmação da existência do surto da dermatite nodular bovina que afecta as manadas, desde Fevereiro último.
Actualmente, a situação epidemiológica da doença encontra-se minimamente controlada, fruto da sensibilização dos criadores, no sentido de reconhecer os sinais clínicos da doença, isolar os animais para intervenção técnica e médica veterinária.
Apesar de estar controlada a situação estar clinicamente, aguarda-se por respostas mais concretas do relatório enviado as estruturas centrais da direcção geral dos Serviços de Veterinária e do Governo Provincial, para acudir o surto que preocupa os criadores.