Connect with us

Sociedade

Surto de sarampo mata dezasseis crianças na Lunda Sul

Published

on

Dezasseis crianças faleceram, de Maio a presente data, vítimas de sarampo, dos 618 casos registados na província da Lunda Sul.

A informação foi prestada ontem pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, sublinhando que, neste momento, as autoridades locais trabalham na criação de estratégias para contrapor o surto do sarampo nos quatro municípios da província.

Informou que o surto da doença teve início na comuna do Chiluange, no município do Muconda, alastrando-se para outras localidades.

Sem avançar números, o responsável fez saber que neste momento tem apenas registo de alguns casos de sarampo registados no município de Saurimo, destes, quatro estão internados numa das unidades sanitárias da urbe.

Fez saber que o Gabinete Provincial da Saúde vai realizar uma campanha de bloqueio do sarampo em alguns bairros da cidade de Saurimo, nos primeiros dias do mês de Janeiro, do ano de 2024.

O sarampo é uma doença com uma taxa de transmissibilidade muito elevada. É contagiosa, causada pelo vírus do “measles morbillivirus”, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A maneira mais efectiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

Os principais sinais e sintomas do sarampo são:

Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas:

Tosse seca;
Irritação nos olhos (conjuntivite);
Nariz escorrendo ou entupido;
Mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.

Colunistas