Connect with us

Sociedade

Surto de cólera que matou seis pessoas no Uíge assusta governantes

Published

on

A situação actual da cólera, que assola a província do Uíge e já causou seis mortes nos últimos dias, obrigou a deslocação de uma delegação multisectorial àquela província, para sua avaliação, chefiada pelo secretário de Estado da Saúde para a área Hospitalar, Valentim Altino de Chantal Matias.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Valentim Matias disse à Angop, momentos antes do embarque, que a delegação composta por epidemiologistas, médicos internistas, pediatras, anestesistas, clínicos gerais, técnicos ligados ao ambientes, energia e águas, entre outras áreas vai, durante sete dias, tentar reverter a situação actual da cólera e da malária que assola a província.

Adiantou que a equipa vai trabalhar com a comunidade, sensibilizar a população e esclarecer como deve proceder para se prevenir contra as doenças e acautelar o surto a nível da comunidade, bem como falar dos cuidados a ter com a água para consumo, visando  o acesso à água potável, tratada ou fervida.

Vão falar, também, da necessidade do uso de latrinas bem construídas, bem como a de se facilitar medicamentos para desinfestação da água e ver se o mesmo poderá ser distribuído a nível das administrações locais, bairros e comunas.

Outra questão que levou a equipa à província é a de analisar a gestão dos casos a nível hospitalar e ver como estão estabelecidos os fluxos, para se evitar a transmissão inter-hospitalar.

Desde a tomada de posse do novo Governo, em Setembro último, a equipa da Saúde tem-se desdobrado pelo país, radiografando a situação do sector, na busca de soluções para os inúmeros problemas que enfrenta, como resposta ao Programa de Governação lançado ao longo da campanha eleitoral.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas