Ligar-se a nós

Politica

Surgimento de partidos oferece maior espaço de expressão do debate público, diz analista

Publicado

em

O político do Partido Liberal, Higino Cambanda disse esta segunda-feira, 03, à Rádio Correio da Kianda que o surgimento de novos partidos políticos traduz-se na concretização prática da ideia formal da Constituição da República de Angola que rege a nossa vida política.

Para o liberalista, a existência ou surgimento de muitos partidos políticos oferece maior espaço de expressão do debate público, que critica a insistente ideia que na sua visão se tem estado a tentar passar, sobre a bipolarização do espaço político em Angola.

“Na minha perspectiva, o surgimento de novos entes políticos visa consolidar a democracia e enriquecer o debate público para o desenvolvimento do país” sublinhou.

Já o político do partido Renova Angola, liderado por Manuel Fernandes, disse que a constituição de qualquer partido político tem um objectivo que passa por atingir que é o alcance do poder.

Miguel Kimbenze, diz que o seu partido político defende uma democracia que proporcione a liberdade de expressão e de imprensa. Identificar o que cada partido defende para Angola.

Para o especialista em ciência política, Eurico Gonçalves, o alegado surgimento de partidos políticos de vingança contra as antigas forças políticas onde pertenceram, dando exemplo como o MPLA e a UNITA, é o que mais o tem preocupado.

Eurico pensa que o conflito não está entre o MPLA e a UNITA, no seu entender o conflito está dentro das formações políticas e apresenta alguns factos que ocorreram recentemente nos partidos FNLA, Humanista, no PRAJA onde o perdedor evocou fraude eleitoral ao ser derrotado por Abel Chivukuvuku.

“A falta de unicidade na sua inteireza por parte destes novos entes, é o que igualmente mais me preocupa” sinalizou.

Já, o jurista Mabanza Cabaca, é de opinião que um partido político organizado e consolidado o que se pretende como é o caso do MPLA, que leva a mensagem das políticas publicas, com incidência nos sectores de energia, águas, saúde, educação bem como do programa PIIM e Kwenda.

Estas reacções foram defendidas durante o programa especial informação desta emissora que abordou o tema “o surgimento de novos partidos no cenário político angolano representa um contributo para democracia ou instrumentos para dispersão de votos em 2027.

Nos últimos meses deram entrada no gabinete dos Partidos Políticos do Tribunal Constitucional, novos projectos políticos que almejam a legalização para concorrer no pleito de 2027. Dentre os quais destacam o PANA, Partido da Solução, PVED e ANA-Ngola.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD