Connect with us

Sociedade

Supervisores de ADECOS formados pela ENFOTSS

Published

on

Um total de 38 Supervisores de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) terminaram, nesta sexta-feira, 28, um clico de formação para formadores e supervisores, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), na Escola Nacional de Formação de Técnicos de Serviço Social, em Cacuaco, Luanda.

A Secretária de Estado para Administração do Território, Teresa Quivienguele, que procedeu o encerramento da cerimónia, disse que a política de agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário constitui a “reafirmação do compromisso do Estado em expandir os serviços da acção social a todo território nacional”, bem como estimular e fortalecer as acções assentes da promoção do desenvolvimento local especificamente “das comunidades em situação de pobreza e vulnerabilidade”.

Teresa Quivienguele considerou a ADECOS como “um pivô fundamental” na materialização das políticas do Executivo voltadas a protecção dos agregados familiares e das iniciativas de crescimento e desenvolvimento dos territórios.

“É um pilar altamente estratégico que no nível mais micro faz chegar bens, serviços e informações às áreas em que de outra forma não seria possível, sendo por isso, uma das visões mais profícuas do Executivo nos últimos anos”, sublinhou a governante.

O Director da Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), Manuel Cafussa, disse que a formação teve uma duração de 25 dias, e os formados “ganharam experiências e práticas que geraram inúmeros conhecimentos com base na manipulação de técnicas e instrumentos de formação em função da interação entre formadores e formandos”

Manuel Cafussa fez saber que a acção formativa teve um pendor teórico-prático com uma carga horária de 168 horas e foi constituída por 14 temas, estruturados em igual número de módulo, nomeadamente, ‘Trabalho do ADECOS e a micro-área, O trabalho do ADECOS na promoção de mudança de comportamento, A municipalização da acção social, O acompanhamento materno pelo ADECOS”, só para citar.

Os formandos, segundo o Director do ENFOTSS, efectuaram uma visita ao Centro de saúde do município de Cacuaco “com enfoque no saber fazer, tendo em conta que este curso é aplicado às soluções práticas sobre os problemas sociais vivenciados no dia-a-dia das nossas comunidades”, rebateu.

Cardoso Cauma, um dos agentes recém-formados, agradeceu, em nome de todos, o Fundo de Apoio Social (FAS) e o ENFOTSS, pela promoção e realização da formação.

“Pela forma calorosa de como transmitiram os conteúdos programáticos e a todos que de modo geral contribuíram para a realização deste ciclo formativo” que se baseou na troca de experiência nas áreas da “Saúde, acção social, agricultura e sistema de informação”, disse o ADECOS.

A formação teve início no dia 3 e terminou hoje, 28 de Outubro. Foram formados 38 supervisores de ADECOS dos municípios de Belize, Buco Zau, Cabinda e Cacongo na (Província de Cabinda) e Cacuaco, Cazenga, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi, Maianga, Quiçama e Viana na (Província de Luanda). A mesma acção formativa decorreu simultaneamente nas províncias do Zaire e do Cuanza Norte.

Prestigiaram o evento, o Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, a Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, Administradores Municipais, dentre outras individualidades.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *