Conecte-se agora

Opinião

Supera-se e 2019 será melhor – Edson Kissanga

Redação

Publicados

on

supera-se e 2019 será melhor - edson kissanga - fogos de artificio - Supera-se e 2019 será melhor – Edson Kissanga
Réveillon é uma palavra de origem francesa e significa “despertar” ou “retomar”, fazendo alusão ao início de uma nova etapa.  A palavra era anteriormente empregada para nomear a noite da ceia de Natal. Porém, mais tarde passou a designar a passagem de um para outro ano e é  celebrado em quase todos os países do dia 31 de Dezembro ao dia 01 de Janeiro.  É uma época marcada por lembranças e planos em que a reflexão toma um lugar privilegiado na vida de muitas pessoas.
Este grupo de pessoas procura passar o Réveillon em lugares sossegados. Espaços com escassa presença humana onde o chiorrear dos pássaros, o ar puro e a virgindade da flora fazem o ambiente. Geralmente, procura por um lado, relembrar um conjunto de elementos que estiveram ao seu redor nos primeiros minutos do ano prestes a terminar, como  a descrição do lugar onde terá passado o Réveillon, o seu estado de espírito, as pessoas à sua volta, os planos que havia traçado, a sensação do primeiro abraço e de quem tinha recebido, etc.
Por outro lado, também procura  traçar planos, prazos e  estrategias para o ano que se avizinha, tendo em atenção o balanço que se obteve do ano perto do fim. 
Para um número significativo da população angolana, o balanço do ano 2018 é  negativo  devido aos profundos efeitos da crise económica e financeira em que o crescimento da taxa de desemprego ganha destaque. Apesar disso, é preciso manter chama da esperança acessa olhando ao  próximo ano como mais uma chance para cada um superar a si mesmo e por disso ter um ano melhor. Mas, antes disso é necessário reconhecer.
Reconhecer que nem todas as nossas desculpas justificam a não realização dos nossos planos. Para chegarmos à essa conclusão  basta lembrarmo-nos  das oportunidades que  deixamos passar apenas por medo de errar e das vezes que desistimos dos nossos planos sem, no mínimo, tentar realizá-los.
Nessa ordem de ideia espero que em 2019 tenhamos a coragem de começar ou continuar a caminhar em direcção a realização dos nossos planos, independentemente dos recursos que tivermos em mão; pois só assim poderemos transformar  o feixe de luz que agora visualizamos no fundo do túnel em clarão. Só assim nos sentiremos, cada vez mais, capazes em realizar os nossos planos, só assim poderemos ter um novo ano melhor.
Feliz ano novo! Desejo-vos prosperidade e gratidão. Abraços.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (204)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (8)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (11)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (48)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD