Connect with us

Diversos

Super ministra Adjany Costa de “costas viradas” com Secretárias de Estado

António Sacuvaia

Published

on

O Super Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente está “balcanizado”. As secretarias de Estado da nova super-ministra, sentem-se sem espaço dentro do Ministério, uma situação, que confirma  os vaticínios de que poderia existir desentendimentos entre as antigas ministras que a contra gosto, passaram a subalternos (Secretárias de Estado) da “super” ministra Adjany da Silva Freitas Costa, um gesto que mereceu na altura, o elogio de João Lourenço, que considerou ser um gesto raro, de humildade e patriotismo.

Nesta terça-feira (19), a mais jovem ministra do governo de João Lourenço, protagonizou um episódio, a que alguns entendidos que acompanham a política angolana, ouvidos pelo Correio da Kianda, consideraram de desinteligência e falta de coordenação no novo ministério dirigida pela jovem Bióloga de 29 anos de idade.

Segundo consta, Adjany Costa manteve um encontro de auscultação com os agentes do turismo, hotelaria e cultura, sem dar a conhecer as Secretarias de Estado dos respectivos pelouros. Para o sector da cultura, por exemplo, a ministra convocou em representação da Secretaria de Estado, o Director Nacional da Cultura,  o músico Euclides da Lomba.

“A ministra reuniu com os agentes do turismo, hotelaria e cultura, e não deu a conhecer as Secretarias de Estado, e muitos “players” importantes do sector não foram convocado. A jovem ministra está a começar mal e assim não chegamos lá!…” Disse uma fonte  do ministério contactado pelo Correio da Kianda.

Recorde-se que o primeiro episódio que levou algumas pessoas a vaticinar alguns desentendimentos no novo “super” Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, foi quando, no passado mês de Abril,  a ex-ministra Paula Cristina Francisco Coelho, (agora Secretária de Estado para o Ambiente) orientou ao seu diretor de gabinete, que colocasse na vitrina do edifício (Zimbo Tower, Rua dos Enganos, 3º Andar, Luanda) onde funcionam, um comunicado a avisar que não iriam recepcionar correspondências destinadas a nova Ministra Adjany da Silva Freitas Costa.

Entretanto, uma outra fonte contactada por este jornal, confirmou a ausência da Secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, mas, diz que “a SE, não se fez presente nos encontros, recentemente realizados entre a Ministra e os fazedores de Cultura (artistas, produtores, músicos), tudo porque a mesma esteve a representar a Ministra em uma reunião do grupo de trabalho técnico da comissão econômica, sobre as medidas de desconfinamento administrativo, coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, e que a Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, trabalha com as Secretarias de Estado num clima de estreita colaboração e muita abertura.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania