Connect with us

Economia

Sumbe: diálogo público-privado junta especialistas para abordar agricultura comercial em Angola

Published

on

A cidade do Sumbe acolhe, desde quarta-feira, 26, um encontro que visa promover plataformas de diálogo entre público e privado, no âmbito da implementação do projecto de desenvolvimento da agricultura comercial.

A iniciativa é do Ministério da Agricultura e Florestas e é dirigida a cultivadores de grãos identificados como prioritários e contam com o apoio financeiro do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O evento, que termina já nesta quinta-feira, 27, tem um programa que contempla sessões de debates e de grupos de trabalho, que discutem vários temas de interesse nacional.

Nesta quarta-feira, o primeiro tema foi o “Desenvolvimento da cadeia de valor dos grãos” e esteve centrado no milho, no feijão e na soja. Tema que foi descortinado pelo especialista em Cadeias de Valores do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Comercial, Honoré Cassinda.

Outro tema abordado na manhã de quarta-feira foi “Alianças produtivas como estratégias para o desenvolvimento da cadeia de valores do grão no corredor Sul e no corredor Norte”.

“As sementes e os seus modos de produção” foi o primeiro tema do período da tarde, ao passo que “Tecnologias adaptadas, alianças produtivas e aspectos de financiamento” foi o tema de trabalho em grupo, abordado no fecho do primeiro dia da actividade.

Nesta quinta-feira serão discutidos outros temas para encerrar o evento.