Sociedade
Sugeridas acções para o fim da devastação agrícola por animais
Uma manada de elefantes está a destruir os campos agrícolas na comuna de Cavunga, municício de Ngonguembo, província do Kwanza Norte.
De acordo com a rádio Nacional, que avança a informação, esta situação não só está a causar fome a população local, como também semeia pânico entre os alunos, uma vez que os animais chegam a circular nas proximidades das escolas. A população preocupada, pede a rápida intervenção das autoridades competentes para garantir a normalidade da actividade agrícola naquela região.
O assunto mereceu a análise do ambientalista Rafael Lucas, que começa por considerar que a invasão de animais selvagens em zonas habitadas pelo homem é uma consequência da “crescente escassez de recursos dos seus habitats”.
O ambientalista disse também que a resposta deste fenómeno passa por um conjunto de medidas que permitem a reintegração dos animais no seu espaço natural, com maior realce para a “criação de zonas de amortecimento e corredores ecológicos”, o que, segundo a sua visão, “impedirá o contacto directo entre as pessoas e os animais”.
Recorde que o chefe de departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal da província, Simão Jorge, aconselhou a população, durante uma entrevista divulgada em Fevereiro deste ano, a montar colmeias nas suas áreas de cultivo, para afugentar os elefantes, numa altura em que o governo estuda mecanismos para travar os animais.