Connect with us

Politica

Sudão do Sul: Sianga Abílio recebido no Palácio Presidencial em Juba

Published

on

O Embaixador, Sianga Abílio, apresentou, nesta quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, ao Presidente da República do Sudão do Sul , Sua Excelência, Salva Kiir Mayardit, as Cartas Credenciais que o acreditam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola, na República do Sudão do Sul, com a residência em Nairobi.

Numa Cerimónia, que decorreu no Palácio Presidencial, em Juba, o Presidente, Salva Kiir Mayardit, considerou Angola de país irmão, tendo realçado o facto da República de Angola ter contribuído com apoio material, político e diplomático, durante a guerra de libertação do Sudão do Sul.

Na vertente da cooperação bilateral, o Presidente, Salva Kiir Mayardit, reiterou o convite ao governo angolano para ajudar o Sudão do Sul na condução e participação das actividades petrolíferas do seu país.

O Sudão do Sul tornou-se num país independente em 2011, ou seja, é o país mais novo do mundo e onde reina, neste momento, uma estabilidade política, devido a integração no governo das várias forças políticas então desavindas, dando corpo à um governo de unidade nacional.

O Sudão do Sul é um país potencial em termos de recursos petrolíferos, ao albergar a terceira maior reserva de petróleo de África subsaariana, possuindo, por outro lado, minerais de ferro, cobre e outros.

O facto do Sudão do Sul encontrar-se numa fase embrionária na produção petrolífera, poderá servir de incentivo aos dois países para o estabelecimento de acordos de cooperação no sector dos petróleos, com a missão de organizar a função concessionária da indústria petrolífera do Sudão do Sul, tendo em conta a experiência que Angola acumulou ao longo dos anos neste sector e consecutivamente, promover a participação de empresas angolanas no sector dos petróleos do Sudão do Sul.

De recordar que o Engenheiro, Sianga Abílio, exerce também as funções de Embaixador da República de Angola na República do Quénia, na República Federal da Somália, na República do Uganda e Representante Permanente da República de Angola, junto dos Escritórios da ONU em Nairobi.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *