Connect with us

Mundo

Sudão do Sul adia eleições previstas para Dezembro deste ano

Published

on

A presidência do Sudão do Sul anunciou uma extensão do período de transição do país por dois anos, bem como o adiamento das eleições, que estavam inicialmente programadas para Dezembro de 2024, para Dezembro de 2026.

O adiamento estende o período de transição resultante do acordo de paz feito há seis anos, que encerrou uma guerra civil de 2013-2018, entre o presidente Salva Kiir Mayardit e o seu maior opositor, o vice-presidente Riek Machar.

Uma das nações mais jovens do mundo, o Sudão do Sul é particularmente vulnerável às alterações climáticas, com ondas de calor comuns, mas raramente superiores a 40ºC.

Entretanto, uma recente onda de calor extrema levou aquele Governo a encerrar todas as escolas, devido a previsão de temperaturas acima dos 45 graus celsius.

Para além disso, um conflito civil assolou esse país da África Oriental, que também tem sofrido com secas e inundações, dificultando as condições de vida dos residentes.

As disputas entre Salva Kiir Mayardit e Riek Machar têm atrasado repetidamente uma transição que deveria abrir caminho para futuras eleições e a busca por soluções para travar a crescente violência, pobreza e disputas políticas.

Recordar que em Março deste ano, o presidente Salva Kiir Mayardit esteve em Luanda, onde foi recebido pelo seu homólogo, João Lourenço, na Cidade Alta.