África
Sudão: cerca de 17 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária
Cerca de 17,3 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária no Sudão e os impactos do conflito são devastadores, numa geração que vai crescer traumatizada, de acordo com o notícias ao minuto que cita a directora de comunicação da Unicef no Sudão.
Eva Hinds explicou que milhões de crianças “viram coisas que nenhuma criança deveria ver. Muitas testemunharam pessoas a serem mortas ou gravemente feridas à sua frente. Isso é profundamente traumatizante e deixa marcas que levarão muito tempo a sarar”.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) considerou que “há infâncias interrompidas de múltiplas formas: pela fome, pelas doenças, pela violência, pela ausência de escola e pelo trauma prolongado”.
Só este ano, a cerca de três meses de se assinalarem três anos de guerra civil, 33,7 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária, e dessas 17,3 milhões são crianças, segundo os dados mais recentes da Unicef.
Eva Hinds esteve, em janeiro, no Darfur – a região mais ocidental do país e um dos principais palcos do conflito entre o exército regular e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido e descreveu que na região se vêem “abrigos improvisados feitos de palha, paus, plástico e lonas até onde a vista alcança”.