África
Sudão acusa Etiópia e Emirados após ataque com drone em Cartum
As autoridades do Sudão acusaram a Etiópia e os Emirados Árabes Unidos de envolvimento num ataque com drone que teve como alvo o Aeroporto Internacional de Cartum, num incidente registado na segunda-feira, 5.
De acordo com as autoridades aeroportuárias, o drone foi interceptado pelas defesas aéreas sudanesas quando se aproximava do aeroporto pelo sul, sem causar danos materiais nem vítimas. O governo militar confirmou igualmente que o aparelho foi abatido com sucesso.
Um oficial militar citado pela Associated Press afirmou que o drone terá sido lançado a partir de um país vizinho, embora sem identificar qual.
Na sequência do incidente, o Sudão decidiu chamar de volta o seu embaixador na Etiópia, acusando Addis Abeba de envolvimento no ataque, segundo informou a agência oficial SUNA.
O ministro das Relações Exteriores do governo alinhado ao exército, Mohieddin Salem, afirmou ainda que o ataque com drones ao aeroporto de Cartum terá contado com participação de equipamentos provenientes da Etiópia e dos Emirados Árabes Unidos.
O porta-voz militar sudanês declarou também que o país dispõe de provas de que vários ataques com drones registados desde o início de março terão partido da região de Bahir Dar, na Etiópia.
As acusações incluem ainda os Emirados Árabes Unidos, que o Sudão afirma estarem a fornecer drones às Forças de Apoio Rápido (RSF), embora Abu Dhabi negue repetidamente qualquer envolvimento no conflito.
O incidente provocou a suspensão temporária dos voos no Aeroporto Internacional de Cartum, que mais tarde foram retomados após verificações de segurança.
A reabertura gradual do aeroporto no ano passado foi considerada um passo importante para a normalização da capital sudanesa, fortemente afectada pelo conflito armado entre o exército e as RSF desde abril de 2023.
Apesar disso, Cartum continua a registar ataques esporádicos, num contexto de elevada tensão militar e diplomática na região.
