Connect with us

Mundo

Sudão: 17 civis mortos em novos combates

Published

on

Pelo menos 17 civis morreram e vários outros ficaram feridos num confronto entre duas facções rebeldes em Yei, cidade fronteiriça do Sudão do Sul (Sudeste), anunciou terça-feira a polícia.

O porta-voz da polícia, Daniel Justice, explicou que os últimos combates em Yei entre o principal grupo rebelde, o exército de libertação do povo sudanês da oposição (SPLA-IO) e a Frente Nacional da Salvação (NAS), causaram também o deslocamento maciço de civis.

O porta-voz militar adjunto da SPLA-IO, Lam Paul Gabriel, acusou as forças do NAS, fiéis ao general Thomas Cirilo Swaka, de ter atacado as suas bases em Minyori, Logo e Yei.

Lam Paul, acusa as forças governamentais estacionadas em Mboro, no Leste do Estado de Wau, de ataques constantes contra a sua facção em Ngisa, Tado e Ngoku desde o inicio do mês, acusação negada por um porta-voz do exército sul – sudanês.

Em Setembro, o presidente Salva Kiir e o líder rebelde Riek Machar assinaram o acordo de paz revitalizados graças aos bons ofícios do presidente sul – sudanês, Omar el – Béchir sob os auspícios da Autoridade inter-governamental para o desenvolvimento (IGAD).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas