Cultura
Sucessor do rei Mandume será conhecido em 2019
O Sucessor do rei Mandume-Ya-Ndemufayo será conhecido em 2019, depois de 101 anos da morte do último rei dos Cuanhamas, informou hoje, sexta-feira, o porta-voz da comissão geral da restauração do Reino de Cuanhama, Pedro Tungeni.
Madume-Ya-Ndemufayo foi a 17ª líder do reinado do Cuanhama (1911 a 1917) e morreu a 6 de Fevereiro de 1917, na povoação de Oiholeo
O seu reinado foi o mais destacado pelo contributo na luta contra a ocupação colonial e afirmação do reino no contexto nacional.
Em declaração à imprensa, depois de um encontro com o governador do Cunene, Vigílio da Ressurreição Tyova, fez saber que o reino da entidade central será instalada na Ombala Grande do Cuanhama, situado na localidade do Oipembe.
Pedro Tungeni disse que está em fase final o processo de selecção do sucessor da linhagem de Mandume, com um perfil que permite trabalhar no contexto actual da província e do país.
“ Temos já criada as condições relacionadas com a localização das famílias dos candidatos, assim como dos símbolos do reino, nomeadamente a bandeira, hino, entre outros“, garantiu.