Connect with us

Sociedade

Subiu para 217 número de doentes afectados por intoxicação alimentar na Chibia

Published

on

Subiu para 217 o número de doentes do município da Chibia, na Huíla, afectados por intoxicação alimentar, que supostamente terá sido causada por consumo de fuba entregue às trabalhadoras que prestaram serviço de sacha, a uma fazenda daquele município.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde da Huíla, Paulo Luvangamo, as autoridades sanitárias da província presumem tratar-se de uma intoxicação alimentar provocada pelo consumo de um tipo de fuba de milho.

Segundo o director, os pacientes apresentam sintomas como agitação psicomotora, alguns com alguma agressividade e outros manifestam febres moderadas.

Entretanto, um dos representantes da empresa responsável pela entrega do milho às famílias que trabalham na fazenda, Armando Monteiro, confirmou ter procedido a entrega do alimento para a pós-colheita e processamento, e que mais tarde foi transformado em fuba.

Armando Monteiro disse que todos os cuidados foram observados durante o processamento da transformação do cereal em farinha para o consumo humano, tendo em conta os produtos usados na sua conservação.

Ainda assim, admite a hipótese de ter havido alguma negligência da parte das famílias que levaram o produto às moagens para a sua transformação, não tendo observado os cuidados.

Armando Monteiro disse que a empresa esta a acompanhar todo o processo de recuperação, até que estas famílias estejam fora de perigo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *