Ligar-se a nós

Mundo

Sri Lanka: PM assume presidência interina e governo marca novas eleições

Publicado

em

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi empossado como presidente interino do país nesta sexta-feira, 15, substituindo Gotabaya Rajapaksa, que renunciou após fugir para o exílio.

Uma nova eleição foi marcada no Parlamento para a próxima semana. Conforme exige a constituição do Sri Lanka, Wickremesinghe prestou juramento na presença da juíza da Suprema Corte, Jayantha Jayasuriya, informou o gabinete o seu em comunicado.

Nesta quinta-feira, 14 de júlho de 2022, os manifestantes anunciaram o fim da ocupação dos edifícios públicos, mas prometeram continuar os protestos. Todavia, ainda não se sabe se o controlo dos espaços ocupados vai ser entregue diretamente ao governo, ou se os manifestantes vão preferir dialogar com organizações neutrais, como a Cruz Vermelha.

O Presidente Gotabaya Rajapaksa, enocntra-se na Singapura para onde fugiu num voo da companhia aérea saudita.

Gotabaya Rajapaksa deixou o país num contexto de crise política e económica sem precedentes. O regime de recolher obrigatório a que foi submetido o país termina hoje.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD