Connect with us

Economia

Soyo: empresa americana vai construir refinaria para 100 mil barris de petróleo bruto por dia

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, avançou que no sector dos petróleos, além da presença conhecida, uma empresa americana vai construir no Soyo, na província do Zaire, uma refinaria para 100 mil barris de petróleo bruto por dia.

João Lourenço avançou esta informação quando discursava, esta segunda-feira, 20, na Gala Anual da Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), onde ressaltou que “Angola tem os EUA como um verdadeiro parceiro estratégico de quem, para além do investimento privado, tem beneficiado de ajuda no combate à corrupção e ao branqueamento de capitais, ao HIV/Sida, à malária e à Covid-19, oferta de um hospital de campanha e de mais de um milhão de vacinas da Pfizer e da Jonhson and Jonhson”.

No âmbito desta parceria, o Estadista angolano adiantou que, entre vários outros investimentos americanos em Angola, o maior projecto de energia solar no país está a ser desenvolvido por uma empresa privada americana, em parceria com o Eximbank.

Ainda durante a sua intervenção nas vestes de Presidente da República de Angola, João Lourenço, enalteceu o contributo dos EUA no processo de desminagem de Angola, que “tem permitido que os investidores angolanos e estrangeiros possam implantar os seus negócios em qualquer parcela do território nacional, o regresso dos elefantes e outros animais refugiados noutros países durante o conflito armado”.

“Empresas americanas estão a investir nas telecomunicações e nas energias renováveis. Uma operadora de capital americano tornou-se no primeiro investidor estrangeiro a deter uma licença de telefonia móvel em Angola que começará a operar em Dezembro do corrente ano”, enalteceu o Estadista angolano, citado pela ANGOP, manifestando, por outro lado, a ambição de construir um país próspero e industrializado, economicamente desenvolvido, que garanta um ensino de qualidade, maior oferta de postos de trabalho, acesso à saúde e à habitação para os angolanos. Para alcançar este objectivo, disse, conta com o investimento americano.

Por Pedro Kididi

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania