Connect with us

Politica

“Sonho da casa própria é ainda uma miragem para muitos jovens”

Published

on

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, 12 de Agosto, o Correio da Kianda ouviu o secretário permanente Nacional da Juventude do PRS, Gaspar dos Santos Fernandes, que, de entre vários assuntos, destacou com maior incidência a importância da casa própria aos jovens. Para o jovem político, “o sonho da casa própria está cada vez mais distante para muitos jovens angolanos, tudo porque uns estão desempregados e outros não têm salário capaz de concorrer aos projectos imobiliários do Estado”.

Gaspar dos Santos disse que o número de residências à venda ainda está muito aquém da procura por pessoas que sonham, há anos, com uma casa própria. Por outro lado, o líder da juventude do PRS fez saber que outra preocupação está na reduzida disponibilidade de casas que o programa habitacional do Estado pôs, à disposição da população, a título de exemplos, segundo ele, disse que alguns jovens assinaram contratos no CNJ, mas que até hoje, não recebem os apartamentos.

Para celebrar esta data, a juventude do PRS realizou várias acções dentro e fora de Luanda. Na capital, os jovens da JURS, estavam envolvidos em diversas actividades que terminam nesta sexta-feira, com doação de sangue no Américo Boa Vida. Na quinta-feira, 12, o líder da JURS, Gaspar dos Santos Fernandes, fez uma visita de constatação na província do Bengo, propriamente no município do Dande, na zona da centralidade do Capari, afirmando que não se justifica havendo imóveis a serem destruídos e abandonadas existirem jovens que precisam de uma moradia.

O também docente universitário, fez saber que, durante a sua estadia, naquela região do país, são vários jovens com quem mantive contatos apresentaram as suas preocupações e lamentaram as modalidades de exigência para obtenção de um imóvel naquela centralidade.

“As condições impostas para a aquisição de moradias deixam qualquer jovem sem alguma esperança”. E os seus salários não são compatíveis ao custo de vida.

O secretário Nacional da Juventude do PRS, afirma que a política habitacional do Executivo deveria ser mais inclusiva, com o objectivo de facilitar a vida das pessoas, muitas das quais, além de serem novos no mercado de trabalho, não têm bons salários para solicitar crédito à habitação aos bancos comerciais.

O Dia Internacional da Juventude, proclamado através da resolução 54/120, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de Dezembro de 1999. A data procura realçar a importância da juventude para o processo da sociedade e na realização do desenvolvimento sustentável.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (17)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania