Connect with us

Economia

Sonangol pretende produzir hidrogénio verde

Published

on

A Sonangol está a estudar a possibilidade de instalar no país, uma fábrica para produção de Hidrogénio verde e atender as necessidades de consumo interno do composto. A exportação do produto está também nas pretensões da petrolífera angolana. O anúncio consta de um comunicado enviado nesta quarta-feira, 09 de Março, ao Correio da Kianda.

Para a materialização do desejo, a petrolífera informa que está a trabalhar na criação de uma estratégia, que inclui estudos conceptuais e de engenharia, para identificar o local onde será instalada a fábrica para a produção do referido composto e seus derivados.

A iniciativa está inserida na estratégia de transição energética da companhia, que visa a busca de recursos energéticos renováveis, que entretanto, está a ser desenvolvida em parceria com as empresas alemãs Conjuncta GmbH e Gauff GmbH & Co. Engineering Kg.

Estas empresas, adianta ainda o documento, assinaram, entre si, um acordo para a implementação da fábrica para a produção de hidrogénio verde em Angola.

A medida consta, de acordo com a Sonangol, do seu compromisso com a transição energética, através da implementação de soluções locais para a produção de fontes de energia alternativas que preservem o ambiente.

O hidrogénio verde constitui uma das fontes energéticas mais limpas e a sua produção, por via da electrólise da água, deve ser assegurada por fontes de energias renováveis. Devido às suas características geográficas, hipsométrica e abundância de recursos hídricos, Angola destaca-se como um país de alto potencial em fontes de energias renováveis.