Connect with us

Economia

Sonagás supera problema de interrupção na produção

Published

on

Alto quadro da subsidiária da Sonangol, responsável pela produção de gás butano no país, admite ter registado uma avaria numa das máquinas importantes para a actividade, mas tranquiliza o público com a garantia de que o fornecimento do produto ao mercado está assegurado.

A Sonagás, uma unidade de negócio da petrolífera estatal Sonangol, dedicada à produção e comercialização de gás, conseguiu superar a avaria técnica registada nessa terça-feira, 14, e que terá paralisado os trabalhos durante quase duas horas, apurou o Correio da Kianda junto de fontes próximas.

“Foi uma situação rápida. Os nossos rapazes do sector da manutenção resolveram a crise em poucas horas”, assegurou um alto quadro da instituição, recusando qualquer impacto negativo no fornecimento do produto no mercado.

De referir que a Sonagás é a única entidade pública vocacionada à produção e comercialização de gás butano, quer a nível doméstico, quer para o mercado externo.

Até 2022, a companhia, então apontada como incapaz de responder com a necessidade do mercado, aumentou, com a abertura de novos postos no Panguila e Zango, a sua capacidade de enchimento diária para 10 mil garrafas de gás, além de ver disparar a sua capacidade de armazenamento de 4.800 para 7.200 metros cúbicos.