Connect with us

Economia

Sodiam anuncia venda de 36 diamantes especiais em leilão

Published

on

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) anunciou, hoje, em comunicado, que vai realizar, no dia 19 deste mês, em Luanda, venda em leilão electrónico, de 36 pedras “especiais” de diamantes, aberto a compradores nacionais e estrangeiros registados.

De acordo com o comunicado da empresa, as sessões de visualização irão decorrer de 8 a 18, nos escritórios sede da Sodiam E.P, na capital do país, e o processo de licitação, que será feito apenas de forma electrónica, encerra as 10 horas do dia 19.

O documento explica ainda que o leilão é direccionado a clientes registados pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, com “expertise” na comercialização de pedras especiais.Os lotes à venda, com 36 pedras no total, incluem quatro pedras especiais de mais de 10.80 quilates da produção do Lulo; sete do Catoca, duas pedras do Luminas; uma do Chitotolo; uma pedra do Uari; uma do Lunhinga; 19 pedras especiais do Kaixepa, e uma pedra especial proveniente da Cooperativa Moquita.

Em termos de medida, estima-se que um quilate (ct) equivale a cerca de 0,2 gramas.

A Sodiam EP é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola, fundada em 1999. As produções comercializadas através da empresa são originárias de 12 produções, kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, purezas e cores.

No ano passado, a Sodiam EP exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 2 mil milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de 214 dólares, o que posicionou Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD