Diversos
Sociólogo critica falhas de comunicação nas instituições públicas
“A comunicação interna e externa nas instituições públicas deve estar articulada para servir como instrumento fundamental na melhoria da prestação dos serviços”.
A posição foi defendida esta segunda-feira pelo sociólogo Agostinho Paulo, que criticou o défice de comunicação existente em várias instituições do Estado, bem como o excesso de burocracia, apontando este factor como uma das principais causas da ineficácia dos serviços públicos.
“Infelizmente temos notado que na função pública há um déficit do ponto de vista de comunicação. Porquanto muitos cidadãos que acorrem aos serviços públicos não são atendidos convenientemente, isto por conta da ineficácia dos serviços que prestam” disse.
Segundo o especialista, os hospitais e os serviços de identificação civil estão entre as instituições que mais dificuldades apresentam no atendimento ao público.
Nalguns casos, deve-se a problemas relacionados com o sistema, noutros, alegam incapacidade de comunicação do próprio funcionário e ainda noutros casos, entendemos que se deve a burocracia excessiva no atendimento ao público”, considerou o sociólogo.
